terça-feira, 18 de novembro de 2014

Porque é futebol

Para variar só um pouquinho estive no Horto na partida do Atlético contra o Figueirense e tenho a clara convicção de que, apesar do empate, o Atlético fez uma excelente partida. Acidentes acontecem e, apesar do Pedro Botelho não ter marcado devidamente o lance do gol, aquilo foi um acidente. O empate um acidente e aquele gol mais casual ainda. Aliás, o jogador deles jamais havia acertado e jamais voltará a acertar um chute daqueles.

Mas o Galo não jogou mal. Pelo contrário. Criou diversas oportunidades, esteve na boca do gol várias vezes mas pecou na finalização. Tanto na qualidade quanto na quantidade. Volto a defender a tese de que o time do Atlético precisa urgentemente chutar mais ao gol.

A torcida do Atlético tem de voltar a entender que futebol é assim. Pelo que observei nas partidas de quarta e sábado foram, realmente, dois públicos distintos - fui, em ambos, no mesmo setor. Sábado tinha muito daqueles que não são assíduos no estádio, que só vão na boa. Estes, na opinião desnecessária e equivocadamente, vaiaram de maneira, ao meu ver, covarde o Alex Silva.

Estive entre aqueles que pediram o término das vaias, endossado pelo goleiro Victor que, desesperadamente, pediu aos torcedores que parassem. As vaias atrapalham. O Alex Silva, se não fazia um jogo espetacular, fazia uma partida regular. Não comprometia, aliás o gol saiu do outro lado. Quando vaiado, o menino errou um passe simples, por pura tensão.

O Alex não é um craque, longe disso. Mas também não é mal jogador. É esforçado, não compromete e tem bons rompantes. Creio que, se for emprestado, volta como um grande lateral, como foi com o Mancini, Cicinho e Marcos Rocha. A torcida do Atlético tem necessidade de criarem Cristos, sábado foi o Alex.

O Atlético não empatou por causa dele, o gol nem saiu pelo lado dele. O Atlético empatou, simplesmente por que isso é futebol, injusto e definido pelo acaso. Acidentes acontecem. Só espero que o atleticano seja mais paciente, afinal o time merece.


Por fim, com relação às substituições do Levir, sinceramente, não tenho opinião formada. Não sei se manteria o time, pensando em poupar, ou se faria o que ele fez. De toda sorte, o Marion esteve péssimo e o Eduardo estava fora de posição.

Agora, boa pra frente que amanhã é dia!