sábado, 15 de maio de 2021

Que se lembrem do dia 12.05 de 2021





Não tenho muitos seguidores, tampouco essa pretensão. Mas se alguém me segue sabe: sempre questionei os pedidos de raça. Sempre disse que raça é uma instituição suprema que, invariavelmente, é invocada quando o torcedor não sabe o que está faltando. Se o time tem jogadores bons e eles não rendem, logo falam em raça. É uma questão de heurística: as pessoas associam o futebol profissional com sua pelada de fim de semana. As coisas não são bem assim. Times perdem por falta de bola, falta de organização, falta de consciência tática. Raça, quase que invariavelmente, todos entregam.

Agora, se quiserem comprar briga comigo, é só falar, daqui para frente, em qualquer circunstância, que falta ao elenco atual do Atlético raça, comprometimento ou vontade. QUALQUER JOGADOR que esteve presente em Barranquilla na última quinta-feira está imune aos pedidos de raça – e isso vale para os atletas do América de Cali também. Os caras jogaram sob gás de pimenta! Vocês já sofreram com isso? Sofri à distância nas manifestações de 2013, algumas vezes no Horto e quase sempre quando vamos tentar entrar nos clássicos como visitante no Mineirão. É UMA DESGRAÇA!

Qualquer resultado ali seria aceitável e compreensível. Qualquer jogador que puxasse a frente e dissesse: “não vamos jogar”, seria até louvável. Os caras foram submetidos a uma tortura física e psicológica, imagine jogar bola com gás de pimenta na cara e ao som de bombas do lado de fora. Imagina você jogando e pensando: “puta que o pariu, como vamos fazer para ir embora daqui quando essa merda acabar”.

Os caras jogaram. Jogaram bem, ganharam e trouxeram a classificação. Superaram literalmente tudo e todos, ultrapassaram os limites da garra e do profissionalismo, chegando a quase burrice, porque jogar bola naquelas condições é, sim, uma situação limítrofe à burrice.

Não dá para falar do jogo. Como disse, qualquer coisa que acontecesse seria desculpável. Mas que todos se lembrem daquele dia antes de sair falando que jogador não tem raça ou comprometimento.